Páginas

domingo, 19 de agosto de 2012

feedback

há alguns meses, wonderland me convocou pra um workshop. workshop de feedback. ali eu aprendi como repreender uma pessoa que se comportou mal. tomei notas, instagramei anotações, super bonitinho. são 3 fases: o primeiro feedback formal você chama o cara na salinha com todos os pontos a serem discutidos anotados. bullets. passa por cada um deles, garante que a pessoa esteja atenta ao que ouve. escuta ativa, o nome corporativo para isso. cita exemplos. garante que a pessoa concorde com eles. tem um tom de conversa, a reunião, mas de conversa séria. no final, recapitula ponto a ponto, pra garantir que fulaninho entenda. o segundo feedback é assim como o primeiro, com o detalhe de que você estabelece um prazo para que o (mau) comportamento seja completamente corrigido pelo malfeitor. no terceiro feedback formal, amigo. você está demitido.

foi assim que eu aprendi. graças a (insira aqui a sua crença) eu nunca precisei dar feedback formal emk ninguém. sou gestora sem equipe, ainda. uma pessoa comigo, e fofa. todas as conversas que eu preciso pontuar alguma coisa são tidas no café, na carona que eu dou pra casa. todos os conselhos são ouvidos.

semana passada eu me meti numa briga. de um lado, uma pessoa da minha equipe. do outro, uma pessoa da mesma equipe, mas que cuida de outra área. o meu lado da discussão estava certo. o lado outro da discussão tinha a menina ruiva, que vem atendendo por gestora da equipe como um todo. e que estava defendendo a pupila dela. que estava errada.

eu achei que devia defender a minha pessoa, mas 1) não era uma briga grande; 2) não era uma briga minha; 3) eu estava me colocando do lado oposto ao da chefa na briga. eu e essa minha mania de defender os fracos e oprimidos. eu e essa minha mania de não suportar ver algo errado acontecendo sem ter de me meter no meio.

=/

quinta-feira à noite eu tomei o meu primeiro feedback formal. tinha a folha com anotações, os bullets, os meus erros escritos, um a um. os meus erros todos explicados claramente em uma situação em que eu estava certa, mas não interessava mais. eu tinha sido ríspida, e as pessoas ficaram *magoadas* com o jeito como eu falei. e eu precisei concordar com o bullets, e eu precisei dizer que ia melhorar, e eu precisei pedir desculpas pela forma como eu falei. porque eu não agi de acordo com as regras da grande corporação. onde forma fala mais que conteúdo. eu falho na forma.

saí da reunião puta. mais comigo do que com a injustica, se a gente fosse olhar a situação toda. as minhas falhas de comportamento fizeram com que o feedback final fosse em mim, e não na meliantezinha que roubou trabalho e fez merda. essa coisa de comportamento, era pra ser mais fácil, viu? eu vivo nesse mundo em que basta ser franco e tudo vai ficar bem. e eu venho trabalhar nesse mundo em que franqueza é o de menos. você precisa é se comportar bem.

eu consegui transformar uma briga ganha em uma briga perdida. perdi pra mim mesma. 11 meses de wonderland e eu ainda patino na arte de falar doce e dar voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário