Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012

longe de casa

daí tem esse cara que trabalha em wonderland. ele mandou um email de despedida sexta-feira. depois de 10 anos de wonderland, ele está saindo. vai para a firma colorida querida do meu coração. o subject do email dele era algo como "logo agora que eu ia ganhar o meu pin", falando sobre ter acabado de completar 10 anos de casa.

eu acho esse troço de falar "casa" pra se referir a trabalho uma coisa engraçada. eu sei bem como é se sentir em casa fazendo o que você sabe fazer e ganhando por isso. nunca vi ninguém chamar a firma colorida antiga de casa. em wonderland, o termo é bastante usado. empresa tradicional tem disso.

hoje, a caminho do trabalho, eu peguei engarrafamento e achei por bem fazer um desvio. o desvio me jogava no mesmo retorno que eu fazia todo santo dia pra ir pra firma querida antiga. presa no farol, fiquei olhando o prédio, vendo as pessoas entrarem e saírem. eu continuava o trajeto delas depois que elas saíam do meu campo de visão. imaginava em que andares desceriam, o que faziam ali, se estavam felizes como eu fui, ali.

durante o dia eu vi o cara que está saindo. ele passou no andar pra se despedir, e eu olhei pra ele e soltei um sorriso. e disse. firma colorida, hein? ele sorriu, e disse que está animado. eu disse que torcia pra que ele fosse feliz lá como eu fui. eu fui sincera. ele tirou uma caixinha preta do bolso, e me mostrou. um pin de prata. presente de dez anos de "casa". junto, um envelope, com uma carta escrita pelo senhor dono de wonderland, símbolo maior do império que ele construiu. eu olhei o pin de prata e achei bonito. em wonderland, quando um funcionário faz dez anos, ganha um pin, e uma carta de agradecimento do senhor dono de tudo.

eu tenho pra mim que ele vai tomar um sacode da vida quando for ver o mundo lá fora. porque wonderland te paralisa os membros, e vira tudo o que existe. eu sei o esforço que eu faço pra lembrar. pra não esquecer como é a vida lá fora. e eu acho lindo a pessoa sair da zona de conforto. depois de dez anos, mais ainda.

eu sei bem porque ainda não saí daqui. essa verdade fica a cada dia mais clara. eu estou aqui porque aqui não tem nada de "casa" pra mim. não tem nada de zona de conforto. e porque é chegada a hora, na minha vida, de lidar com situações desconfortáveis sem fugir delas. e aprender.

Um comentário:

  1. Eu não sei nem explicar o tanto que os seus últimos posts (especialmente os 3 últimos) têm falado comigo. Só queria que você soubesse.

    Um beijo.

    ResponderExcluir