Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

dos motivos que me fizeram acreditar que ser trainee é a maior furada profissional que uma pessoa pode se meter

eu passei um tempão da minha vida acadêmica acreditando que a salvação da minha carreira seria passar em algum processo para ser trainee em uma grande empresa. participei de processos grandes, de algumas das maiores empresas do país. eu sempre fui boa nesse troço de passar em dinâmica de grupo. chegava fácil aos 20 últimos selecionados. perdia a vaga pra algum fulaninho com intercâmbio. chorava muito quando ficava no último pente fino, e quando via ganharem de mim as pessoas que tinham passado um ou dois meses fora do país. achava que eu tinha tido azar, etc.

um belo dia, eu não podia mais tentar ser trainee. eu tinha que seguir o caminho correto, sem atalhos, pra avançar na minha carreira. tracei os caminhos que eu achava bons e segui por eles. e acabei chegando no mesmo lugar. em wonderland eu tive a oportunidade de conviver de perto com aquelas pessoas que pareciam iluminadas e superiores nos processos que eu perdia.

o que eu vi, é é claro que tem exceções, foi um universo totalmente diferente do que eu imaginava. talvez porque eu tenha vindo de fora, porque eu nunca tenha me conformado com o que alguma empresa tenha decidido pra mim, ou pra minha carreira. o que eu vi foram meninos e meninas que escutaram desde o início que eram especiais, e que estavam prontos. caminharam guiados pela corporação num universo totalmente controlado. enquanto eu nadava em águas revoltas, ouvindo nãos, subindo degrau por degrau as minhas promoções, os meus méritos. ouvindo que eu devia tentar mais, me esforçar mais, aprender mais. 

que não era suficiente. e realmente não era.

eu cheguei aqui nesse aquário de peixinhos dourados. que são especiais DENTRO DO aquário. que saíram direto do cargo de trainee para o cargo de gerente sem nenhuma experiência de mercado que os fizesse mais prontos, mais aptos à função. que medem forças entre si determinando quem se senta na maior mesa, quem tem acesso ao restaurante do terraço. que usam expressões de livros de marketing em frases do dia a dia. um grupo de pessoas especiais, criadas para serem especiais. e que, por isso mesmo, morrem de medo do mundo lá fora. onde as águas são agitadas, onde os tropeços são maiores, onde se tem mais a perder. 

e muito mais a ganhar.

o que eu experienciei no último ano é algo que eu vou levar pra toda a minha vida. o quanto eu vi que eu era tão boa ou melhor do que eles. mais bem graduada, mais calejada, mais malandra com os movimentos do mercado. mais cheia de experiência. mais cheia de contatos, com mais portas abertas. a minha história está lá fora, não está ali dentro. a gestão da minha carreira é minha, e eu jamais deixaria nas mãos de wonderland esse controle.

ainda bem que eu não fui trainee. ainda bem.

Um comentário:

  1. Olá Ç,

    quase nunca comento aqui, mas sempre apareço por assim dizer, gostei desse texto, passei por essa mesma situação e sim idealizava um mundo perfeito dos Trainees na minha época de Facú. Muito bom saber que não sou a única ter mudado de ideia,

    ResponderExcluir