Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

game over

a espera acabou por volta das 11h de hoje. chefo me chamou na sala dele e me demitiu. justificou com o corte de gastos. eu permaneci em silêncio. parece que saí do meu corpo e me olhava de cima, de fora.

está realmente acontecendo, pensei. como se fosse um sonho.

a primeira vez que eu fui demitida era 2005. foi horrível, entrei numa depressão que me colocou tomando remédios durante anos. fiquei um tempo sem trabalhar, e mesmo quando eu voltei, continuava me sentindo vazia e descrente na humanidade. levou tempo até curar. levou tempo até entender que foi importante, pra mim, naquele momento, passar por isso.

a gente nunca aprende a ser demitido. eu sentia meu rosto gelado, mas imaginava que estivesse vermelha. fiz questão de encará-lo nos olhos, pra que alguma coisa na minha reação fizesse diferença. ele nunca foi bom de olhar nos olhos. quando ele acabou de falar, eu pedi a palavra. e disse que não estava surpresa. e que sabia que havíamos nos desentendido de vez, e que eu achava uma pena, porque eu tinha ido pra firma porque queria trabalhar com ele. porque buscava nele um mentor. 

eu tive esse mentor até abril, continuei. até que você se envolvesse com a rainha de copas e o relacionamento de vocês entrasse no meio do caminho, e a nossa relação de trabalho ficasse insustentável. ele não negou, e eu continuei dizendo a eles que todos sabiam. e que ele devia saber que a empresa era refém disso. ele tentou se explicar - e olha que nem precisava - dizendo que estava passando por um divórcio litigioso. eu disse que sabia. que a rainha havia contado isso pela empresa, também.

encerrei o assunto dizendo que não tinha nada a ver com a vida pessoal dele. mas que tinha outro jeito de fazer as coisas, sempre. e que eu estava em paz, porque sabia que eu sempre, até hoje, havia sido justa, correta e profissional. ele calou.

me levantei e fui até a minha mesa. já havia perdido acesso ao meu e-mail. fiquei ilhada, sem sem poder mandar o e-mail de despedida que havia escrito ontem. enquanto limpava as senhas e desinstalava os programas de uso pessoal do computador, chegou um e-mail dele, comunicando a todos o meu desligamento. foi a japonesa que me mostrou, e depois que eu pedi, me encaminhou. achei feio. enviei meu e-mail de despedida dali, depois do dele, a partir do meu e-mail pessoal. me despedi de cada um dos queridos, fiz questão de abraçar um por um. a rh chorou, e disse que estava arrasada com a minha saída. e que eu era uma pessoa correta. agradeci o apoio e a ajuda. pedi que a japonesa querida e a gauchinha cuidassem uma da outra. e se protegessem. e esquecessem o meu mau exemplo.

a rainha de copas não passou por lá a manhã toda. o chefão também não, modos que fui poupada de me despedir dos dois. já havia me despedido de todos, quando vi que o chefo, agora ex chefo, continuava sentado na mesa dele, encolhido. um covarde para confrontos, ele sempre foi. caminhei até a sala dele e perguntei. 

você não vai se despedir de mim?

ele se levantou muito sem graça e me abraçou. eu não agradeci. disse que continuava acreditando no projeto. e que eu ainda acreditava nele, apesar de tudo.

nem sei se foi verdade o que eu disse. eu só queria sair dali da forma mais digna que eu sabia, e era essa.

5 comentários:

  1. :(
    espero que você fique bem, apesar de. boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. depois do email bafo da outra demitida, eles devem ter cortado o seu durante a demissão.

    querida, vc precisa de férias. Mesmo. Foram 2 bombas seguidas na sua vida profissional. Descansa um pouquinho. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Descanse um pouco, curta seu menino e recupere as forças. Vai ficar tudo bem. Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Você vai ser mais feliz assim :)
    Tenho certeza!!

    ResponderExcluir
  5. Te demitir assim, é só mais uma prova de que aquele lugar não é para você.
    Vai ficar tudo bem.
    :)

    ResponderExcluir